A Seleção Brasileira venceu a Bielorrússia por 4 a 3 para carimbar a sétima estrela no peito
Por Breno Bandeira/CBSB
A sétima estrela do futebol brasileiro veio pela primeira vez no beach soccer. Na tarde deste domingo (11), o Brasil enfrentou a Bielorrússia e, com uma atuação histórica, se sagrou campeão da Copa do Mundo FIFA – Seicheles 2025 ap vencer por 4 a 3. O resultado confirma uma campanha de 100% de aproveitamento com seis vitórias em seis jogos, 30 gols feitos, 8 gols sofridos e os prêmios de melhor defesa e Melhor Jogador para o craque Rodrigo.
Na escalação inicial, Marco Octavio realizou uma única mudança entre o quinteto que começou as quartas e semifinal: Brendo saiu para dar lugar a Benjinha, que se juntou a Bobô, Antonio, Filipe Silva e Lucão.
Já na saída de bola, Bobô foi obrigado a mostrar porque é considerado por muitos o melhor goleiro do mundo e fez bela defesa. Com a posse de bola, o Brasil logo abriu o placar. Após bicicleta de Filipe SIlva, o camisa 10 Lucão fechou na segunda trave para abrir, com dois minutos de jogo, a sétima conquista brasileira. A Bielorrússia pouco assustava, mas em uma bela bicicleta do artilheiro da Copa, Bryshtel, Bobô deu rebote e Novikau igualou tudo em 1 a 1. Nos minutos finais do primeiro período, Rodrigo criou duas grandes chances que pararam nas mãos de Avgustov.
Depois de tanto arriscar, Rodrigo finalmente furou a defesa da Bielorrússia com sete segundos do segundo tempo. O melhor do mundo aproveitou uma saída de bola rápida do Brasil e sozinho marcou o dele, na sua 150ª partida pela seleção. No embalo, Catarino aproveitou para também deixar sua marca histórica na final e fez o 100º gol dele pela Canarinho em um chute indefensável. Com 3 a 1 no marcador, os ânimos começaram a subir. Após tentativa de drible de Benjinha, Piatrouski não gostou e peitou o camisa 2. Ambos foram amarelados. Para acalmar o jogo e manter a vantagem, os jogadores brasileiros passaram a trocar mais passes usando o goleiro Bobô e atacando somente quando sobrava espaço. Assim, os últimos doze minutos começaram com o mesmo 3 a 1.
A seleção da Bielorrússia provou porque chegou à final com um dos jogadores mais perigosos do mundo em quadra. Bryshtel, artilheiro da Copa do Mundo em 2024 e 2025 com 12 e 11 gols respectivamente, comandou um empate improvável. Aos cinco minutos, o camisa 8 aproveitou a pressão após erro brasileiro e diminuiu. No minuto seguinte, o árbitro marcou pênalti inexistente de Lucão, que bloqueou uma bicicleta com o peito e o juiz marcou mão. Bryshtel deixou tudo igual.
No fim, o roteiro se desenhou para mais uma conquista histórica e brilhou a estrela do capitão Rodrigo. Restando menos de dois minutos pro fim, Thanger se agigantou e bloqueou uma bicicleta gerando um contra ataque que parou nos pés do camisa 9, ele carregou e quando teve espaço, finalizou chutando rasteiro. Caprichosamente, faltando poucos centímetros para o goleiro adversário fazer a defesa, a bola bateu no morrinho artilheiro, passou por cima dele e morreu no fundo da rede. Depois do gol, o Brasil suportou a pressão e trouxe pela sétima vez a taça de campeão mundial.
Herói de mais um título, Rodrigo falou da conquista e ressaltou a força do coletivo:
“É muito fácil jogar com esses caras, a entrega defensiva. É muito difícil passar uma Copa inteira sofrendo poucos gols e a gente tem um poder ofensivo muito grande no nosso coletivo. Tivemos a melhor preparação de todas e agora é problema de vocês onde vão botar a estrelinha”, disse o camisa 9 em tom de brincadeira com a direção da modalidade.
FICHA TÉCNICA
Brasil 4 x 3 Belarus
Copa do Mundo FIFA – Seicheles 2025
Final
Paradise Arena, em Vitória, na Ilha Mahé-SEY
Gols Brasil: Lucão (2 min – 1ºT); Rodrigo (1 min – 2ºT); Catarino (1 min – 2ºT); Rodrigo (10 min – 3ºT)
Gols Belarus: Novikau (6 min – 1ºT); Bryshtsel (5 min – 3ºT); Bryshtsel (6 min – 3ºT)
Confira a campanha completa da Seleção Brasileira
Fase de Grupos
1ª rodada – Sexta, 2/5 – 12h – Brasil 3 x 1 El Salvador – Gols Brasil: Rodrigo, Thanger e Lucão
2ª rodada – Domingo, 4/5 – 12h – Brasil 2 x 1 Itália – Gols Brasil: Mauricinho (2)
3ª rodada – Terça, 6/5 – 12h – Omã 1 x 11 Brasil – Gols Brasil: Catarino (3), Brendo (2), Benjamin Jr (2), Edson Hulk, Rodrigo, Thanger e Mauricinho
Quartas de final
Quinta-feira, 8/5 – 13h30 – Brasil 6 x 0 Espanha – Gols Brasil: Rodrigo (2), Benjamin Jr, Catarino, Teleco e Filipe Silva
Semifinal
Sábado, 10/5 – 12h30 – Brasil 4 x 2 Portugal – Gols Brasil: Thanger, Filipe Silva, Rodrigo e Catarino
Final
Domingo, 11/5 – 12h30 – Brasil 4 x 3 Belarus – Gols Brasil: Rodrigo (2), Lucão e Catarino