Por Breno Bandeira/CBSB
Brasil e Itália é um dos grandes clássicos do futebol. Na areia não é diferente. Já foi final de duas Copas do Mundo FIFA e toda essa rivalidade trouxe ânimos diferentes para o duelo válido pela segunda rodada da fase de grupos da Copa do Mundo de Seicheles, que aconteceu neste domingo (4), na Paradise Arena, em Victória. No final, o resultado foi igual aos últimos encontros decisivos: vitória brasileira, com um show de Mauricinho, autor dos dois gols que garantiram a o triunfo por 2 a 1 e a classificação antecipada do Brasil para as quartas de final.
O técnico Marco Octávio repetiu os titulares da estreia, com o quinteto formado por Bobô, Filipe Silva, Antonio, Benjinha e Edson Hulk. Com bola rolando, os italianos começaram melhor chegando a marcar, mas o gol foi anulado por falta no início do lance. Aos três minutos, o primeiro cartão apareceu e Edson Hulk foi amarelado após falta de ataque.
O Brasil só veio assustar quando Lucão carimbou a trave e no rebote parou no goleiro. O camisa 10 voltou a ter uma grande chance em uma falta frontal, mas viu Casapieri, o melhor goleiro do mundo em 2023, brilhar e evitar o primeiro gol do jogo. Do lado brasileiro também estava um dos melhores goleiros do mundo e Bobô apareceu para defender o pênalti de Remedi aos nove minutos. A resposta brasileira veio com Mauricinho, aos onze minutos, quando aproveitou a saída de bola errada italiana e abriu o placar para a Canarinho, levando a vantagem mínima até o fim da etapa inicial.
A Itália mais uma vez iniciou o período sendo mais ofensiva e isso gerou o empate, logo no primeiro minuto do segundo período, após Fazzini aproveitar a marcação pressão e empatar o jogo em 1 a 1. No restante do segundo tempo o que se viu foram muitas faltas e paralisações da arbitragem, que distribuiu mais dois cartões, para Bertacca e Lucão. Com poucas chances de gol, a partida se encaminhou com tudo igual para os últimos doze minutos.
O roteiro dos dois períodos iniciais se repetiu e a Itália foi superior no começo da etapa final. Bobô segurava o ímpeto da Azzurra com defesas plásticas. Antonio trouxe o primeiro momento de perigo para o Brasil somente aos cinco minutos. Após isso, os atuais campeões do mundo entraram de vez no jogo e Mauricinho comandou a equipe protagonizando os ataques que assustaram a meta italiana. O camisa 11 foi recompensado após tantas tentativas, faltando quatro minutos pro fim. Após ótima jogada de Rodrigo, que puxou a marcação de dois defensores, abrindo espaço para o toque perfeito para Mauricinho no espaço vazio, o camisa 11 acertou belo chute para colocar o Brasil na frente novamente. Com a vantagem, a experiência falou mais alto e a equipe brasileira controlou o jogo para levar os três pontos e a vitória que classificou de forma antecipada a seleção para as quartas de final.
Muito emocionado após a partida, Mauricinho, que foi eleito o melhor em campo, destacou a dificuldade do jogo e a força do grupo.
“Sabíamos da dificuldade do jogo e tem que parabenizar a equipe, isso que faz o Brasil ser forte, o grupo. Se hoje fui o melhor jogador é graças a eles, a comissão técnica e ao torcedor brasileiro que está nos apoiando”, disse o ala brasileiro.
A Seleção agora ocupa a liderança isolada do Grupo D e garantida na próxima fase da Copa do Mundo, com uma rodada de antecedência. Na terça-feira (6), ainda enfrenta Omã às 12h (hora de Brasília) para carimbar de vez a primeira posição rumo ao mata-mata.
Acompanhe ao vivo e gratuitamente todos os jogos da Seleção Brasileira na Copa do Mundo pelo Sportv, Cazé TV ou Fifa Plus.
FICHA TÉCNICA
Brasil 2 x 1 Itália
Copa do Mundo FIFA – Seyscheles 2025
2ª rodada – Fase de Grupos (Grupo D)
Paradise Arena, em Vitória, na Ilha Mahé-SEY
Gols Brasil: Mauricinho (11 min – 1ºT); Mauricinho (8 min – 3ºT)
Gol Itália: Fazzini (1 min – 2ºT)
Confira a campanha completa da Seleção Brasileira
Fase de Grupos
1ª rodada (sexta, 2/5) – 12h – Brasil 3 x 1 El Salvador – Gols Brasil: Rodrigo, Thanger e Lucão
2ª rodada (domingo, 4/5) – 12h – Brasil 2 x 1 Itália – Gols Brasil: Mauricinho (2)
3ª rodada (terça, 6/5) – 12h – Omã x Brasil