Com emoção, Brasil cresce no último período, marca duas vezes e agora enfrenta Belarus para ser heptacampeão
Por Breno Bandeira/CBSB
Brasil e Portugal se encontraram neste sábado (10) pela nona vez em 13 edições já realizadas da Copa do Mundo de Beach Soccer da FIFA. Desta vez foi pela semifinal do Mundial de Seicheles e, tal qual nas últimas sete vezes, o Brasil venceu. Com gols de Thanger, Filipe Silva, Rodrigo e Catarino, a Seleção Brasileira confirmou o favoritismo e avançou para a grande final, onde vai enfrentar Belarus, no domingo (11), na busca pelo heptacampeonato mundial FIFA.
Na escalação inicial Marco Octavio trouxe Bobô, Antonio, Filipe Silva, Lucão e Brendo repetindo a equipe que iniciou as quartas de final. O primeiro bom momento do Brasil não alterou o placar, porque na verdade salvou a seleção. Antonio, em cima da linha, tirou de cabeça o gol português com um minuto de jogo. Após o sufoco inicial, os atuais campeões do mundo começaram a criar chances de gol com Catarino e Mauricinho, mas o lance de maior perigo foi novamente lusitano, quando obrigou Antonio, novamente, a tirar em cima da linha o primeiro gol da partida. Depois de tamanha pressão, Portugal abriu o placar com Bernardo Lopes. Após chute de Ruben Brilhante, ele só desviou de cabeça para marcar aos 10 minutos.
No intervalo, Catarino comandou sua equipe com um discurso motivador e isso fez efeito em quadra. O camisa 4 carimbou a trave e logo na jogada seguinte viu Mauricinho acionar Thanger, que, de bicicleta, igualou tudo, em menos de um minuto do segundo período. A pressão continuou e fez Portugal recuar. Aproveitando isso, Bobô foi eficaz com os pés e achou Filipe Silva na ala direita de ataque para chutar de primeira, cruzado, no ângulo, e virar o placar. A vantagem, porém, durou somente quatro minutos. Em boa troca de passes, André Lourenço empatou para os bicampeões mundiais. Com a igualdade, o Brasil foi muito superior, mas parou nas mãos de um dos melhores goleiros do mundo, Pedro Mano, e também no travessão, assim chegando aos 12 minutos finais com tudo empatado.
A emoção tomou conta do último período. Os irmãos Martins foram amarelados, sendo que Bernardo recebeu o cartão após impedir com o braço uma bicicleta do melhor do mundo, Rodrigo, quase dentro da área. No momento mais decisivo da partida, Rodrigo não hesitou e bateu firme para o Brasil retomar a frente. Atrás do placar, Portugal passou a se expor mais. Em uma das saídas para o ataque, Thanger fez a leitura perfeita, roubou a bola e com velocidade encontrou Catarino para marcar o quarto e carimbar o Brasil na oitava final de Copa do Mundo FIFA.
Rodrigo falou muito emocionado após a partida, destacando a união do grupo e o sacrifício para jogar a semifinal.
“Me sinto maravilhoso nesse grupo. Não sabia se eu ia conseguir jogar hoje, estou com uma dor no abdômen e aqueci com dor, mas meus companheiros correram muito por mim e só tenho a agradecer a entrega desse time. Nossa união é o fator principal para chegarmos nessa final”, disse o capitão da equipe.
Acompanhe ao vivo e gratuitamente todos os jogos da Seleção Brasileira na Copa do Mundo pelo Sportv, Cazé TV ou Fifa Plus.
FICHA TÉCNICA
Brasil 4 x 2 Portugal
Copa do Mundo FIFA – Seicheles 2025
Semifinal
Paradise Arena, em Vitória, na Ilha Mahé-SEY
Gols Brasil: Thanger (1 min – 2ºT); Filipe Silva (3 min – 2ºT); Rodrigo (3 min – 3ºT); Catarino (7 min – 3ºT)
Gols Portugal: Bernardo Lopes (10 min – 1ºT); Andre Lourenço (7 min – 2ºT)
Confira a campanha completa da Seleção Brasileira
Fase de Grupos
1ª rodada – Sexta, 2/5 – 12h – Brasil 3 x 1 El Salvador – Gols Brasil: Rodrigo, Thanger e Lucão
2ª rodada – Domingo, 4/5 – 12h – Brasil 2 x 1 Itália – Gols Brasil: Mauricinho (2)
3ª rodada – Terça, 6/5 – 12h – Omã 1 x 11 Brasil – Gols Brasil: Catarino (3), Brendo (2), Benjamin Jr (2), Edson Hulk, Rodrigo, Thanger e Mauricinho
Quartas de final
Quinta-feira, 8/5 – 13h30 – Brasil 6 x 0 Espanha – Gols Brasil: Rodrigo (2), Benjamin Jr, Catarino, Teleco e Filipe Silva
Semifinal
Sábado, 10/5 – 12h30 – Brasil 4 x 2 Portugal – Gols Brasil: Thanger, Filipe Silva, Rodrigo e Catarino
Final
Domingo, 11/5 – 12h30 – Brasil x Belarus